Quero compartilhar com vocês algumas mensagens e vídeos, que eu li ou assisti em algum site ou blog e que acrescentaram em minha vida. Com certeza vai somar em sua vida também. Vamos aproveitar...

quarta-feira, 30 de junho de 2010

O Retrato da Mulher que Teme a Deus



O exemplo da mulher de Deus em provérbios 31 continua a ter profunda influência em minha vida. Ela está sempre disponível como um modelo de excelência. É fácil vê-la como extremamente talentosa, muito ocupada - e perfeita! Não é bem assim: sabemos que ela era um ser humano imperfeito e mal posso acreditar que fosse mais ocupada do que somo hoje. Sua vida está resumida no v. 30: "Enganosa é a graça e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada".

O que ela fazia de tão importante? Vamos dar uma olhada. Sabemos que tomava conta de sua família, de sua casa, dela mesma. Tinha empregados para ajudá-la, mas isto acontece conosco também -- lava-louças, máquina de lavar roupas, secadoras, micro-ondas e assim por diante, porém sem nenhum problema emocional! Ela era organizada e usava seu talento para obter retorno financeiro. Preocupava-se com as necessidades físicas e espirituais das outras pessoas. Gostava de estar com boa aparência. Para mim, era igualzinha a uma mulher dos anos 90!

Então, o que a fez ganhar a medalha de ouro do escritor de Provérbios? O que a tornou tão especial para valer muito mais que "finas jóias"?

Um olhar mais profundo revela o que a fazia virtuosa e especial. A linha mestra de sua vida era o temor a Deus. Como ela temia ao Senhor, ministrava bem à sua família. Família pode incluir pais, marido, filhos, irmãos, os entes queridos - qualquer um mais perto de nós e que confia em nosso cuidado. Ela fazia o que podia para encorajar as pessoas de quem era íntima e por quem era responsável. Certamente ela sabia que um dia prestaria contas de seu relacionamento com aqueles a quem Deus lhe confiara. Por temer a Deus, era organizada. O fato de sua lâmpada estar sempre acesa significa que ela possuía óleo suficiente para mantê-la funcionando durante a noite. Alguns apontam isso como sinal de hospitalidade para com os estranhos - o que não quer dizer que ela ficava acordada até tarde, mas que estava preparada para servir aos outros. Acho que, no meu caso, eu deveria sempre ter leite para o café da manhã!

Ela era disciplinada, o que significa que não ficava à toa, comendo o "pão da preguiça" (v. 27). Em vez de vê-la como uma perfeccionista que nunca pára, acho que, pelo seu desejo de honrar a Deus, ela nunca permitia nada em sua vida que comprometesse seu caminhar com o Senhor.

Por temer a Deus, cuidava de si mesma: "Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços" (v. 17). Sabia quão importante era manter-se forte, física e espiritualmente, para levar adiante os propósitos de Deus.

Por temer a Deus, era sensível aos necessitados. Gosto da posição desse versículo (v. 20) - como ela já tinha cuidado de sua família, de sua casa e dela mesma - então alcançava aos outros e com compaixão os servia.

Por temer a Deus, vestia-se apropriadamente e com bom gosto. Uma tradução dia que ela usava "linho fino e púrpura" (v. 22). Mais uma vez, seu desejo de agradar a Deus motivava cada coisa que fazia, até mesmo o tipo de roupa que decidia usar.

Mas ela não cuidava apenas de sua aparência externa. Devia andar firmemente com Deus, pois interiormente era forte, corajosa e perseverante. Era bondosa e cheia de honra. Outra evidência do temor ao Senhor era seu falar: sábio e bom. A boca fala daquilo que está cheio o coração; assim, seu coração devia estar cheio da sabedoria de Deus para que seu falar fosse de discernimento e consideração. Por temer a Deus, ela não temia nada mais, nem mesmo o futuro.

Fonte: trecho do livro A Jornada de uma Mulher ao Coração de Deus

Queridos amigos, eu preciso muito encaixar cada palavra desse texto em minha vida, no meu dia a dia.
E você?
O que lhe dá força física e espiritual?
Você busca isso pelo temor e reverência ao Senhor?

Nenhum comentário:

Postar um comentário